No início de sua carreira, Elis foi protagonista de alguns episódios que lhe renderam duríssimas críticas. Um deles, um tanto pitoresco, foi um movimento organizado em 1967 contra a influência da música estrangeira no Brasil, conhecida como a “passeata contra a guitarra”, que lhe valeu a, breve, antipatia dos que buscavam inovar a MPB em fins dos anos 60. Em 1972, contudo, a polêmica foi bem maior. Depois de ter dado uma entrevista na Europa afirmando que o Brasil era governado por “gorilas”, Elis foi “convocada” (como pré-condição para voltar ao país sem problemas) para cantar o Hino Nacional nas olimpíadas do exército, e, pior, pouco depois, a fazer um show, em Caxias do Sul (RS), para o general-ditador Emílio Garrastazu Médici, então presidente do Brasil. No decorrer de sua carreira, os exemplos de músicas que serviram como metáforas musicais para repudiar a opressão ditatorial e as mazelas da elite dominante ou cantar o desejo por um mundo melhor e livre, foram muitos. Alguns deles inesquecíveis, exatamente pela interpretação de Elis: como a musica de Belchior – Como Nossos Pais. Esse vídeo é de 1976 gravado do show "Falso Brilhante" com o conjunto de Cesar Camargo Mariano.
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