domingo, 15 de dezembro de 2013

Renato e Seus Blue Caps - A Primeira Lágrima


Renato e Seus Blue Caps, nasceu no Rio de Janeiro no final dos anos 50. É a Banda que há mais tempo está na ativa da Carreira Profissional Artística no Mundo, somando 48 anos ininterruptos. Renato e Seus Blue Caps foi uma das bandas do movimento Jovem Guarda. Músicas sempre lembradas em bailes como "Menina Linda", "Não Te Esquecerei", "Primeira Lágrima" entre outras. A banda ficou famosa no período por fazer muitas versões das músicas dos Beatles. Grupo foi formado  pelos irmãos Renato, Edson e Paulo Cesar, com o nome Bacaninhas do Rock da Piedade. O primeiro nome foi censurado e o radialista Jair de Taumaturgo sugeriu o nome definitivo, inspirado no conjunto norte-americano Gene Vincent And His Blue Caps. Gravaram o primeiro compacto em 1962 e se notabilizaram principalmente pelas versões que faziam de músicas de língua inglesa (a maioria britânicas), como "Não Te Esquecerei", versão de "California Dreaming", de The Mamas & The Papas, "Menina Linda", versão de "I Should Have Known Better", "Até o Fim", versão de "You Won't See Me" (ambas de Lennon/McCartney) e "Escândalo", versão de "Shame And Scandal In The Family" (Donaldson/ Brown).
Em 1963 Ed Wilson saiu do grupo e iniciou carreira solo, sendo substituído por Erasmo Carlos, que teve uma participação breve no grupo. Tornaram-se um sucesso se apresentando no programa Jovem Guarda, em shows, festas e bailes. Em 1966 apareceram em dois filmes: Na onda do iê-iê-iê e Rio, Verão & Amor.
O grupo era formado por Renato Barros, voz e guitarra; Paulo César Barros, voz e contrabaixo; Erasmo Carlos, substituto de Edson Barros, voz; Carlinhos, guitarra; Tony e mais tarde Gelson, bateria; e Cid, saxofone. Conta a lenda que essa musica A PRIMEIRA LAGRIMA, teria sido feita para a Lilian quando Renato a namorava. Nos Vídeos, uma entrevista num programa de TV onde saiu A PRIMEIRA LÁGRIMA acústico... e abaixo a mesma musica num show. 
Os únicos remanescentes do grupo são Renato Barros e Cid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário